Respeito ao Futebol

Respeito ao Futebol

Tivemos ontem (20/05/2020) o anuncio da Camisa II do São Paulo para essa temporada.O anúncio, feito em uma live promovida pelo clube contou com jogadores,ex-atletas e personalidades.


Uma coisa porém chamou a atenção, de forma negativa, infelizmente.Ao mostrar os uniformes femininos, alguns torcedores fizeram comentários como esses:


Escrever esse tipo de coisa não é apenas um desrespeito as mulheres.Quando alguém faz comentários com estes conteúdos demonstra desconhecer a história do esporte que tanto gostamos, o futebol.


O futebol, que foi criado na Inglaterra pela elite, foi uma ferramenta importantíssima dos operários na luta por melhores condições de trabalho e inclusão.


Aqui no Brasil, quando chegou só poderia ser praticado por pessoas brancas. Mais uma vez, teve seu papel na luta contra o racismo e pela inclusão de negros no esporte e na sociedade numa época que não se jogava apenas por dinheiro.


 E querendo ou não, nossa geração vive na era em que a igualdade das mulheres é um dos assuntos.

 

E o futebol que históricamente foi um meio de lutas sociais não pode ficar de fora. 


Ninguém é obrigado a gostar de um jogo de futebol feminino, do mesmo jeito que não é obrigado a gostar e um jogo de Série D. Como consumidor do esporte, você tem o direito de gostar apenas de jogos de Champions League e Copa do Mundo.


Porém o respeito é obrigatório. E ao fazer comentários como esse, a falta de respeito não é apenas com as mulheres, falta respeito ao FUTEBOL e a suas tradições.


Pessoas como estas talvez estejam se colocando do lado errado da história.


Não seja assim, você não precisa gostar mas é obrigado a respeitar.

Post AnteriorChamada Japonesa Mundial 2005
Próximo PostHomenagem Ceni - Mundial 2005